Quais são os limites saudáveis da tecnologia?

Compartilhe nas suas redes sociais

Fazendo um contraponto aos benefícios, também me vejo no dever de alertar para alguns riscos que o uso constante das Tecnologias pode trazer para as nossas vidas. Esse capítulo foi resultado de uma apresentação realizada na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2019, no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Capivari.

Muitos de nós vivemos num mundo conectado, estamos o tempo todo online e o acesso à Internet está aumentando significativamente.

Tudo isso poderia ser somente um fato positivo, mas temos muito a refletir sobre esse aumento do uso das TICs no nosso cotidiano.

As mudanças provocadas pelo crescimento do uso da tecnologia, já há alguns anos, estão provocando alterações comportamentais e estruturais em nosso cérebro, alterações essas que nos permitem lidar com uma infinidade de informações, ao mesmo tempo que restringem o nosso poder de conhecimento.

Faremos a análise de alguns dados estatísticos, que comprovam o aumento do uso dos dispositivos eletrônicos e da Internet, passando pelas mudanças em nossos padrões de comportamento, provocados pela ampla exposição a essa própria tecnologia, nos trazendo constantes sensações de angústia, ansiedade e um senso de urgência que não corresponde à realidade dos fatos.

Posteriormente, passaremos para a análise das manipulações de dados que são frequentemente realizadas. Essas manipulações, normalmente fruto da nossa própria exposição, nos prendem a um círculo vicioso, mantendo-nos num emaranhado de notícias falsas, que muitas vezes se confundem com a realidade, tornando a distinção entre o real e a ficção, uma tarefa bastante difícil.

Finalizaremos abordando os vazamentos e as vendas dos nossos dados e o perigo que isso representa. Esse perigo, ao contrário do que se temia há alguns anos, está longe de ser somente a realização de uma compra falsa pela internet, ou ainda, a falsificação ou clonagem de cartões de crédito, pelo contrário, essas manipulações podem trazer consequências muito mais desastrosas, mesmo no campo da geopolítica, como a influência no destino das eleições de um país, com todos os desdobramentos que isso pode gerar.

 

 

 

 

 

Esse texto é um capítulo do livro Tecnologia de Informação e Educação – Os Desafios Educacionais na Era Digital.

Para saber mais, acesse a página do livro, clicando aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *